Cuidado com o seu perfil no Linked In

O Linked In é uma rede social de âmbito profissional amplamente utilizada em todo o mundo. O principal propósito dos usuários é conquistar vagas de emprego, seguindo e interagindo com pessoas e empresas. Para isso é necessário preencher um perfil, de forma a deixar evidente as competências, habilidades e atitudes.

Sem dúvida é um canal muito interessante, porém é preciso tomar muito cuidado com as informações disponíveis. Principalmente quando se fala da experiência profissional. Nesta “vitrine” profissional, a maioria das pessoas, senão todas, quer se apresentar da melhor forma possível. Até aqui tudo bem, afinal cada um quer vender o seu peixe. O problema inicia quando o profissional tenta elevar além do real, suas responsabilidades, conquistas, habilidades e por ai vai. Quando isso ocorre, impacta nos direitos trabalhistas do profissional.

Toda relação de trabalho é regida pela CLT e acordos coletivos, praticamente nenhum empregado aprecia ter seus direitos feridos pelo empregador. Porém sem perceber, publica informações tão ampliadas e irreais que afasta seus próprios direitos trabalhistas. Um exemplo muito comum é o caso de profissionais de níveis técnicos, como analistas e executivos de contas, que se dizem “…responsável por um orçamento de X milhões de reais…” ou “responsável por toda operação da América Latina…”. Esse tipo de informação não é verdadeira. Afinal, alguém conhece um analista que possa ganhar, perder, vender, encerrar sozinho um orçamento de milhões de reais? O mesmo vale para uma operação regional, alguém de nível técnico com toda certeza não pode e tomar decisões sozinho.

Tendo percebido esse cenário, muitos empregadores que descumprem as leis trabalhistas, têm utilizado o perfil profissional do Linked In como uma prova contra o empregado na Justiça do Trabalho. Infelizmente faria sentido se fosse verdade. Se você se diz publicamente tão importante na empresa, afasta muitos dos seus próprios direitos trabalhistas, como horas extras, pois poderá ser enquadrado em cargo de confiança ou gestão, o que pode não condizer com a realidade fática.

Portanto, cuidado com seu perfil no Linked In. Preencha as informações, mas são exagere na hora que expor sua experiência profissional. É importante uma boa apresentação, mas desde que ela seja realista.

O Dr Nelson Mendes iniciou sua carreira de bancário no Bradesco em 1982. Foi admitido pelo Bamerindus S.A em 1987, o qual foi sucedido pelo HSBC em 1997,onde trabalhou até 2009. Durante sua carreira bancária trabalhou em vários departamentos; Processos/TI, Auditoria de Processos e Sistemas, Automação bancária, Jurídico Trabalhista, tendo participado da criação, desenvolvimento e implantação de vários processos e sistemas, dentre eles: agências HP, compensação eletrônica, sistema jurídico trabalhista, ponto eletrônico e criação dos Centros de Serviços, Setores de Compensação, Contabilidade, Logística, dentre outros. Graduado em Direito pela PUC PR, graduado em Ciências Contábeis/FAEPR e pós graduado em Administração de Empresas.

Compartilhe

Deixe um comentário

RECEBA INFORMAÇÕES, DICAS E DECISÕES DOS TRIBUNAIS SOBRE OS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS!

    Nome

    E-mail